Evangelismo Tribal



O termo tribo é usado em vários sentidos na língua portuguesa, o dicionário on-line de português define como “Sociedade humana rudimentarmente organizada”.


Então, conceitua-se evangelismo tribal como o evangelismo voltado à pessoas de filiadas alguma tribo, partindo de algum background semelhante. Exemplos: Skinhead, Roqueiros, Emos, Hippies, Desportistas Radicais, Geeks (Jecas), Góticos, Traceur, Vegan (vegetarianos), Surfistas, Motoqueiros...




Beth B’nei Tsion


No dia 17 de maio de 1994, a Conferência Geral dos Adventistas do Sétimo Dia decidiu empreender esforços para aumentar o diálogo entre duas “tribos”: os adventistas do sétimo dia e o povo judeu.
Para que tal ação pudesse dar certo, foi criado ao redor do mundo, inclusive no Brasil, os chamados templos judaico-adventistas, cujo nome é Beth B’nei Tsion (do hebraico: casa dos Filhos de Sião). Atualmente na América do Sul existem quatro desses templos onde três estão no Brasil, sendo dois no estado de São Paulo (Campinas e na capital) e outro no Paraná (Curitiba). O diálogo inicial se baseia nos pontos em comuns entre as duas tribos:
·         O culto ao Deus de Israel;
·         A guarda do sábado;
·         A observância das leis de alimentação dadas na Torá;
·         O papel central que a Torá e os outros ensinamentos da Bíblia devem ter na vida de um ser humano.
     A partir desses pontos, o diálogo ocorre e os judeus mantêm algumas características de sua antiga tribo, mas conscientes de que agora seu pensamento religioso é adventista do sétimo dia. Os novos conversos acham-se assim habilitados para trazer outros de sua antiga tribo para a atual.


Casa de Oração para Todos os Povos 
         
Liderada atualmente pelo Pr. Chaguri, fica em São Paulo a Casa de Oração para Todos os Povos, também conhecida como Comunidade Árabe Aberta. Esse grupo que é ligado a Igreja Adventista do Sétimo, tem como objetivo levar a mensagem de Jesus Cristo, a mensagem adventista ao povo árabe, de confissão cristã ou islâmica. Se encaixando no modelo de evangelização tribal o pastor tem que ser sempre de origem árabe, onde o atual, o Pr. Chaguri é de origem libanesa.
            O local onde são feitas as reuniões é ornamentado (como se vê na figura ao lado) segundo a cultura árabe, para que os que chegarem lá e pertencem a essa tribo possam se sentir bem, é prestado também a comunidade o serviço de aulas da língua árabe, o local da plataforma é considerado sagrado e segundo a cultura da tribo árabe se tira os sapatos ao estar lá e também não se senta em cadeiras, mas em tapetes. Buscando também o principio da unidade homogênea nos cultos são lidos além da Bíblia (em árabe) trechos do alcorão que não entram em contradição com os princípios adventistas, buscando ao máximo contextualizar-se ao mundo árabe. É um árabe conquistando outro árabe para ser adventista do sétimo dia.

Motociclistas da Esperança

Usando sua ferramenta de trabalho ou seu hobby, cerca de 40 motociclistas empregaram suas motos para o cumprimento da missão.
Um Motoclube Adventista foi organizado sob o slogan “Motociclistas da Esperança”. Assim como diversificados são os dons e unidos trazem glória a Deus, neste projeto de evangelismo tribal (motoqueiros). Existem motores de diferentes cilindradas, que variaram de 125 à 1.300, mas, unidos num único propósito, que é alcançar o objetivo de impactar duas cidades inteiras com a mensagem de Deus.
 Sem dúvida alguma, este projeto de caráter continental, trará consequências eternas. Resultados estes que nem sequer podemos ter idéia e vislumbraremos nitidamente apenas na eternidade. Pessoas como Luciano de Ipeúna - SP que, ao ser visitado, demonstrou ser um conhecedor (mas não praticante) de todos os Dez Mandamentos de Deus e revelou estar à procura de um paraíso, ainda que sem seguir nenhuma igreja. Foi então que lhe falaram sobre um Paraíso prometido por Aquele que não pode mentir.

Ministério dos Surfistas Adventistas 

Em ilhéus na Bahia existe o recém formado Ministérios de Surfistas Adventistas, conhecido como projeto "7 quilhas" (quilhas é a parte inferior da prancha em forma de barbatanas).
Ministério dos Surfistas Adventistas
Fundada no ano de 2012 no distrito de Vitória (Ilhéus, Bahia) pelo pastor Ronaldo Araújo e liderado por um membro chamado Matheus Amaral, diretor missionário da igreja e ex professor de surf e mais 2 auxiliares. O projeto visa tirar jovens na marginalidade, atender as famílias carentes dos alunos com auxílio alimentação e aconselhamento familiar e a formação de uma classe de estudo da Bíblia com os alunos, mostrando Aquele que gostava da vida marítima e tinha a capacidade andar sobre as águas e até dominá-las. 

2 comentários: